Histórico


O Patronato Operário da Gávea foi fundado em 1929, com o objetivo de prestar assistência social às comunidades carentes.Aos poucos, o novo prégio foi erguido e construídas a Escola, o Centro de Recreação Operária, o Ambulatório, a Capela, o Teatro Tablado e, finalmente, os dois andares superiores. Nestes 79 anos de funcionamento, várias mudanças foram feitas para nossa obra adaptar-se às necessidades da comunidade.


A nossa Creche funciona em regime de semi-internato das 8h às 16h30, com frequência de 120 crianças de 2 a 6 anos, provenientes de famílias de baixa renda, com a exigência que as mães trabalhem fora e não tenham com quem deixar os filhos. Além do atendimento educacional e sócio-psicológico, a criança recebe diariamente 4 refeições.

Continuamos com a turma de “horário complementar” para as crianças que já saíram da creche e estão na escola pública. Elas retornam ao Patronato e fazem diversas atividades dirigidas, deveres da escola, refeições, etc., possibilitando que as mães mantenham sua jornada de trabalho.

A equipe responsável pelo desenvolvimento das atividades é formada por uma orientadora, duas pedagogas, uma psicóloga e onze monitoras que, com muito carinho, atendem as nossas crianças.

O Ambulatório, que funciona de 2ª à 6ª feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h, atende ao público carente, com várias especialidades: angiologia, acupuntura, fisioterapia, clínica médica, ginecologia, urologia e outras. Foram realizadas 3350 consultas médicas além do atendimento das equipes de psicologia e fonoaudiologia.

A Capela Santo Antônio realizou missas, batizados e casamentos, graças à boa vontade do Monsenhor Alphonse Sabbagh, que terminou o ano celebrando a Missa do Galo com o coro dirigido por Aminta Duvivier Faria, Kalma Murtinho e Eddy R. Nunes. Mantivemos convênio com a S.M.E. (Secretaria Municipal de Educação) apenas para 80 das 120 crianças.